O CURSO

Dividido em 3 módulos e ministrado por Dimas Oliveira Junior, diretor de tv, documentarista e cineasta, o curso tem como proposta recapitular aspectos importantes da história do cinema para formar e estabelecer bases para uma cultura cinematográfica sólida, que tem consciência das inúmeras variações do fenômeno audiovisual e de suas expressivas possibilidades comunicativas.

É significativa a influência e a força da linguagem audiovisual no imaginário do século XX, e ainda mais neste incipiente século XXI. A conscientização a respeito do que significa e como se processa este fenômeno, assim como o reconhecimento de suas transformações ao longo do tempo, são fundamentais para que o cinema seja entendido como ferramenta de reflexão estética, política ou existencial. Saber “ler” o cinema desenvolve substancialmente a capacidade do profissional.

O Curso ainda contará com a exibição de filmes relacionados ao tema dos módulos no período das aulas e cópias serão entregues aos alunos nos respectivos dias de exibição.

O curso concederá certificados àqueles que completarem cada módulo, sendo que cada módulo funcionará como um curso autônomo, o que não impede os estudantes de se inscreverem em mais de um deles. As aulas terão quatro horas de duração com aulas semanais, todas as segundas-feiras no período das 19h30 as 23h30m.

Suzana Amaral na Revista BRAVO!...

"Os filmes [hoje] são realizados como se os diretores só tivessem aprendido regras tecnológicas, ignorantes da literatura, dos clássicos de cinema e das experiências existenciais. Parecem roteiros pautados nas notícias de jornal, programas de TV, estórias vazias, personagens ocos. [...] É fundamental para qualquer jovem que se proponha a dirigir filmes conhecer os grandes clássicos do cinema, estudá-los e pensar a respeito, considerar as várias misen-scènes dos mestres, observar os ritmos, as cores, as luzes, as direções de arte, os climas, as coerências internas das obras. [...] É preciso pensar cinema, não somente fazer cinema."